Para mim, o tipo de deficiência que mais me deixa receosa é mental, justamente por nós nunca sabermos o que esperar de reação dessas pessoas. Estou pesquisando sempre mais a respeito do assunto, principalmente agora com a escola inclusiva, pois é importante sabermos, pelo menos um pouco, como lidar com essas diversidades em sala de aula.
Aqui vão alguns exemplos de tecnologias que podem facilitar esse dia-a-dia das pessoas com deficiÊncia mental.
Deficiência mental
As pessoas com deficiência mental podem apresentar dificuldades em processar a linguagem escrita ou oral; focar uma informação ou entender informações complexas.
Para acessar a web, as pessoas com deficiência na aprendizagem, podem necessitar de diferentes modalidades ao mesmo tempo, para acessar a informação. Por exemplo, alguém que possui dificuldade na leitura, pode usar um leitor de tela com sintetizador de voz para facilitar a compreensão do conteúdo da página, enquanto uma pessoa com dificuldade em processar a audição, pode ser auxiliado por legendas para entender um áudio.
Outras pessoas precisam desativar animações ou sons a fim de focar o conteúdo da página, necessitar de mais tempo ou depender de imagens para entender o que lhe está sendo informado.
Exemplos de barreiras ao acessar o conteúdo de uma página:
-ausência de alternativas para permitir o recebimento das informações, como ausência de texto alternativo que pode ser convertido em áudio, de imagens suplementares ou de legendas para áudio.
-elementos visuais ou de áudio que não podem ser facilmente desligados.
-falta de clareza e consistência na organização das páginas.
-uso de linguagem complexa sem necessidade.
-páginas com tamanhos de fontes absoluta, que não podem ser aumentadas ou reduzidas facilmente.
-uso de imagens trêmulas ou sinais com uma certa freqüência de áudio que podem causar desconforto.
quinta-feira, 24 de abril de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário