terça-feira, 15 de abril de 2008

Cegueira e baixao visão

Vamos abordar agora, como as pessoas com necessidades especiais acessam a web,exemplos de barreiras ao acessar páginas e o uso de tecnologia assistiva (tecnologia de apoio).
Vou começar falando da cegueira e da baixa visão:

CEGUEIRA

Para acessar a web, muitas pessoas cegas utilizam o leitor de tela. Alguns usuários usam navegadores textuais como o Lynx ou navegadores com voz em vez de utilizar um navegador comum (navegador com interface gráfica). É muito comum as pessoas cegas se utilizarem da tecla "tab" para navegar somente em links ao invés de ler todas as palavras que estão na página. Deste modo eles têm uma rápida noção do conteúdo da página ou podem acessar o link desejado mais rapidamente.

LEITOR DE TELA: é um software que lê o texto que está na tela do microcomputador e a saída desta informação é através de um sintetizador de voz ou um display braille - o leitor de tela "fala" o texto para o usuário ou dispõe o texto em braille através de um dispositivo onde os pontos são salientados ou rebaixados para permitir a leitura.

NAVEGADOR TEXTUAL: é um navegador baseado em texto, diferente dos navegadores com interface gráfica onde as imagens são carregadas. O navegador textual pode ser usado com o leitor de tela por pessoas cegas e também por pessoas que acessam a internet com conexão lenta.

NAVEGADOR COM VOZ: é um sistema que permite a navegação orientada pela voz. Alguns possibilitam o reconhecimento da voz e a apresentação do conteúdo com sons, outros permitem acesso baseado em telefone (através de comando de voz pelo telefone e/ou por teclas do telefone).
Exemplos de barreiras ao acessar o conteúdo de uma página:
-imagens que não posuem texto alternativo.
-imagens complexas. Exemplo: gráfico ou imagem com importante significado que não possuem descrição adequada.
-vídeos que não possuem descrição textual ou sonora.
-tabelas que não fazem sentido quando lidas célula por célula ou em modo linearizado.
-frames que não possuem a alternativa "noframe", ou que não possuem nomes significativos.
-formulários que não podem ser navegados em uma seqüência lógica ou que não estão rotulados.
-navegadores e ferramentas de autoria que não possuem suporte de teclado para todos os comandos.
-navegadores e ferramentas de autoria que não utilizam programas de interfaces padronizadas para o sistema operacional em que foram baseados.
-documentos formatados sem seguir os padrões web que podem dificultar a interpretação por leitores de tela.

BAIXA VISÃO

Para acessar a web, algumas pessoas com deficiência visual parcial usam monitores grandes e aumentam o tamanho das fontes e imagens. Outros usuários utilizam os ampliadores de tela. Alguns usam combinações específicas de cores para texto e fundo (background) da página, por exemplo, amarelo para a fonte e preto para o fundo, ou escolhem certos tipos de fontes.

AMPLIADOR DE TELA: é um software que amplia o conteúdo da página para facilitar a leitura.
Exemplos de barreiras ao acessar o conteúdo de uma página:
-páginas com tamanhos de fontes absoluta, que não podem ser aumentadas ou reduzidas facilmente.
-páginas que, devido ao layout inconsistente, são difíceis de navegar quando ampliadas por causa da perda do conteúdo adjacente.
-páginas ou imagens que possuem pouco contraste.
-textos apresentados como imagens, porque não quebram as linhas quando ampliadas.
e existem outras barreiras, como as apresentadas para pessoas cegas, dependendo do tipo e extensão da limitação da visão.

Espero que vocês gostem e tirem suas dúvidas de como funcionam as tecnologias assistivas na vida das pessoas com necessidades especiais. É realmente muito interessante e tenho certeza de que ainda tem muita coisa legal por vir.
Comentem!!

Nenhum comentário: