Agora vou falar um pouco sobre o tipo de deficiência mais conhecido pelas pessoas, a física. Ai vão algumas tecnologias que essas pessoas usam no seu dia-a-dia, e algumas das dificuldades que elas enfrentam, que são tantas. Algumas coisas tão simples como é o caso das rampas de acesso para cadeirantes não existem em muitos lugares ainda.
Deficiência física
A deficiência física ou motora pode envolver fraqueza, limitação no controle muscular (como movimentos involuntários, ausência de coordenação ou paralisia), limitações de sensação, problemas nas juntas ou perda de membros. Algumas pessoas podem sentir dor, impossibilitando o movimento.
Para acessar a web, as pessoas com problemas nas mãos ou braços podem utilizar um mouse especial, um teclado alternativo com disposição da teclas que estejam de acordo com o movimento da mão, um dispositivo tipo ponteiro fixado na cabeça ou na boca; software de reconhecimento de voz; ou outras tecnologias assistivas para acesso e interação.
TECLADO ALTERNATIVO: é um dispositivo de hardware ou software que pode ser usado por pessoas com deficiência física, que fornece um modo alternativo de dispor as teclas como por exemplo, teclado com espaçamentos maiores ou menores entre as teclas. Podem também possuir travas que permitem a pressão de uma tecla por vez, teclado na tela ou outras modalidades.
Exemplos de barreiras ao acessar o conteúdo de uma página:
-atividades onde o tempo de utilização é limitado.
-navegadores e ferramentas que não possuem suporte para teclado alternativo ou botões para todos os comandos efetuados por mouse.
-formulários que não podem ser navegados com a tecla "tab" em uma seqüência lógica.
quinta-feira, 24 de abril de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário