Já apresentei a vocês o site Rybená, onde encontra-se um software que faz a leitura em LIBRAS do texto solicitado pela pessoa. Esse é um caminho muito novo e conhecidos por poucos ainda.Vamos ver as formas mais convencionais utilizadas pelos deficiente auditivos:
DEFICIÊNCIA AUDITIVA
Algumas pessoas surdas, têm como primeira língua, a língua de sinais e podem ou não ler fluentemente uma língua, ou falar claramente.
Para acessar a web, muitas pessoas dependem de legendas para entender o conteúdo do áudio. Pode ser necessário ativar a legenda de um arquivo áudio; concentrar muito para ler o que está na página, ou depender de imagens suplementares para entender o contexto do conteúdo. Os usuários também podem necessitar de ajuste no volume do áudio.
Exemplos de barreiras ao acessar o conteúdo de uma página:
-ausência de legendas ou transcrições de áudio.
-ausência de imagens suplementares relacionadas, como o conteúdo do texto, que poder ter lenta compreensão por pessoas que tem como primeira língua, a de sinais e não a que está escrita ou falada na página.
-ausência de linguagem simples e clara.
-requisitos para entrada de voz.
São muitas as barreiras que essas pessoas enfrentam, é importante nós, enquanto educadores, pesquisarmos sempre mais e procurar nos inteirar mais dos assuntos das tecnologias mpara ajudarmos a facilitar a vida dessas pessoas.
terça-feira, 15 de abril de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário