Nos dias atuais a importância da tecnologia na área da educação é muito discutida, mas quando falamos de educação especial ela se torna quase obrigatória, uma vez que muitas pessoas dependem desse meio para ter acesso ao aprendizado e adquirir as competências básicas que são de direito de todo cidadão. Aliar tecnologia à educação especial é garantir o direito de acesso ao conhecimento, dando ao indivíduo uma chance de mostrar seu potencial como qualquer cidadão considerado 'normal' perante a sociedade.
Muitos cuidados são tidos como pessoas portadoras de necessidades especiais (temporários ou passageiros) entre eles destacam-se: a preparação de docentes para que possam compreender e assim transmitir o conhecimento de forma mais natural; e o investimento em tecnologia especializada, aliando dessa forma o ser humano e a máquina para juntos desenvolverem trabalhos e estudos quebrando barreiras até então encontradas.
As tecnologias assistivas surgem para auxiliar o complexo processo de ensino-aprendizagem, que no caso dos alunos especiais tem sua complexidade aumentada.
Tecnologias assistivas são todas e qualquer ferramentas ou recursos utilizados com a finalidade de proporcionar uma maior independência, autonomia,qualidade de vida,inclusão social através da ampliação da comunicação, mobilidade, entre outros aspectos.
Desenvolver recursos de acessibilidade é uma maneira concreta de neutralizar as barreiras e inserir esse indivíduo nos ambientes ricos para aprendizagem, proporcionados pela cultura. E esses recursos também são muito significativos no que diz respeito ao combate ao preconceito, pois a partir do momento que o indíviduo tem condições para interagir e aprender, explicitando seu pensamento, ele mais facilmente será incluso.
Vale a pena ressaltar que, como destacou Vygotsky, é sumamente relevante para o desenvolvimento humano, o processo de apropriação, por parte do indivíduo, das experiências presentes em sua cultura.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário